
Quem foi Cásper Líbero?
Cásper Líbero,
Nascido em Bragança Paulista, 2 de março de 1889, filho de Honório Líbero, médico e político republicano, e de dona Zerbina de Toledo Líbero, senhora muito respeitada em Bragança. foi um jornalista brasileiro.
Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e dois anos mais tarde, fundava o jornal Última Hora, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 23 anos, criava a primeira agência de notícias do estado de São Paulo, a Agência Americana.
Em 1918, aos 29 anos de idade, tornou-se diretor e proprietário do vespertino A Gazeta, modernizando-o e transformando-o num dos maiores órgãos de imprensa da época.[1] Para esse fim, importou rotativas da Alemanha, substituiu o telégrafo pelo teletipo e implantou novas técnicas de gravura, composição e impressão gráfica, a primeira em cores no Brasil. Paralelamente, implantou, uma nova dinâmica no transporte e distribuição do jornal, possibilitando que os exemplares chegassem às mãos dos leitores em tempo recorde.
Em 1932, foi um dos líderes da Revolução Constitucionalista. Em 1939, inaugurou o Palácio da Imprensa, como viria a ser chamada a sede própria do jornal A Gazeta na antiga Rua da Conceição, atual Avenida Cásper Líbero. Foi o primeiro edifício erguido no país com as características apropriadas para redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal.
Presidiu, entre 1940 e 1941, a Federação Nacional da Imprensa (FENAI - FAIBRA).
Criou um suplemento especialmente dedicado aos esportes, voltado para a cobertura futebolística, chamado de A Gazeta Esportiva e foi o idealizador da Corrida de São Silvestre.[2]
Ao morrer num acidente aéreo no Rio de Janeiro, no qual também morreu o então arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d'Afonseca e Silva, ele deixou, de acordo com sua vontade presente no próprio testamento, um complexo de comunicações que é administrado atualmente pela Fundação Cásper Líbero. Este complexo que reúne atualmente a TV Gazeta, Rádio Gazeta e Gazeta FM, o portal Gazeta Esportiva, a Faculdade Cásper Líbero e o Grupo Cidadania Empresarial.
Encontra-se sepultado no Obelisco de São Paulo, onde repousam os restos mortais dos heróis da Revolução de 32.